Vídeo ‘The Arena’ da Lindsey Stirling

O novo vídeo da Lindsey Stirling é bem performático, com ela dançando uma coreografia complexa em algumas partes do vídeo e uma música bastante empolgante. Confira!

Anúncios

Vídeo ‘Avicii ft Aloe Blacc – Wake Me Up’ do Ashanti Floyd

Depois de um tempo sem publicar nada aqui no blog, parte por falta de tempo e parte por não ter encontrado nada realmente novo que valesse a pena, recebi esse vídeo através do Facebook e adorei!

A música é muito boa e certamente isso influenciou, mas também gostei da forma que ele colocou a linha de violino dele sobre a música original (sem o vocal), um pouco diferente dos outros violinistas que já postei aqui.

Ele é o Ashanti Floyd, que se auto intitula “The Mad Violinist” (o violinista louco) e ele tem uma página no Facebook e um canal no YouTube, recheado de vídeos de cover.

Projeto Reciclando Sons

Nessa postagem vou falar de um projeto que não tem a ver somente com violinos. Tem a ver com pessoas, com voluntariado, com mudança de vidas, com um sopro de esperança a quem tem muito pouca, com um fantástico projeto social, com música, tanto clássica quanto popular e, além disso tudo, também tem a ver com violinos (e violas, e violoncelos…).

Mudando de canal na TV hoje procurando o que assistir, passei por um onde haviam algumas pessoas com violinos na mão. Como não poderia deixar de ser, parei e fui ver do que se tratava. Era a TV Câmara (se não estou enganado) e a matéria era sobre um projeto chamado Reciclando Sons, que fica na Cidade Estrutural, no Distrito Federal. A Cidade Estrutural fica próxima ao aterro sanitário do DF e muitos moradores de lá são catadores de lixo ou seus parentes. Neste cenário de pobreza foi criado o projeto, que busca através da música, mudar a vida e as perspectivas de futuro das crianças e jovens que moram lá.

Entre os vídeos disponíveis no canal deles (já no menu lateral), tem um que quero destacar, com uma produção fantástica e com uma música que eu pessoalmente adoro: Admirável Gado Novo, do Zé Ramalho.

Se você quer conhecer mais do projeto, este outro vídeo tem as informações da história dele e mostra histórias de vida que já foram mudadas desde 2001, quando o projeto foi criado pela maestrina Rejane Pacheco:

O site deles é este: http://rejanepacheco.blogspot.com.br/

Eles também estão no Facebook: https://www.facebook.com/reciclandosons

16ª Convenção Mundial Suzuki

Já falei aqui do Método Suzuki. Um dos aspectos positivos dele é que em todo o mundo o repertório trabalhado é o mesmo. Desta forma, se alguém muda de cidade ou de país e encontra em sua nova cidade um professor que segue este método, pode continuar seus estudos sem traumas. Esse repertório único também tem outra vantagem: se você junta alunos Suzuki de diferentes lugares, pode fazê-los tocar juntos, pois todos saberão o mesmo conjunto de músicas.

O Método Suzuki para violinos é composto de 10 livros, que são acompanhados por gravações oficiais dessas músicas, para que os alunos possam se familiarizar com elas. O primeiro deles tem 17 músicas, os demais possuem menos músicas, mas elas são maiores e mais complexas.

16a Convenção Mundial SuzukiPeriodicamente existem encontros Suzuki, que por aqui são chamados “retiros” (sei ao menos que existem em Londrina/PR, São Paulo/SP e Brasília/DF), onde os alunos tem uma verdadeira imersão de alguns dias (em Brasília são 2). Também existem encontros internacionais, incluindo uma Convenção Mundial Suzuki, cuja 16ª edição aconteceu no Japão, de 27 a 31/03/2013. Para se ter uma ideia do que esse encontro representa, seguem abaixo dois vídeos de apresentações no concerto final da convenção. São dezenas (acho que centenas) de crianças tocando juntas as músicas do repertório. Interessante observar que eles não estão lendo partituras, estão tocando de memória, que é outra característica do método.

O primeiro vídeo é de uma música razoavelmente simples, chamada Canção do Vento, que é a 3ª música do Livro 1 do método:

O segundo vídeo é do Minueto 2, de J. S. Bach, que é a 14ª música do Livro 1 do método:

Se é emocionante ver centenas de crianças tocando juntas violino, de memória, uma música de Bach, imagine a emoção que cada uma daquelas crianças deve estar sentindo. Estes acima são vídeos dos pais, feitos com celulares a partir das arquibancadas. A Convenção também tem um canal oficial do YouTube. Não peguei vídeos de lá pois os títulos são em japonês, mas quem tiver curiosidade, segue o link:

http://www.youtube.com/user/16thSuzukiConvention/videos

O site da convenção, em inglês, pode ser encontrado no seguinte endereço:

http://16thwc.suzukimethod.or.jp/en/

Vídeo ‘Triumph’ do Black Violin

Esse vídeo do Black Violin, além de trazer uma música muito boa, tem uma mensagem fantástica desse grupo que trabalha para, através da música, oferecer oportunidades para jovens da periferia. Entre cenas deles tocando em um show e dando aula em uma escola, mostra um garoto com problemas em casa e que resiste a se envolver com os traficantes de seu bairro. No final do vídeo ele ainda dá uma explicação para o nome da música: “um triunfo da criatividade sobre a adversidade”. Merece ser visto!

Vídeo ‘Halo Theme’ da Lindsey Stirling

O mais recente vídeo postado pela Lindsey Stirling é com a música tema do videogame “Halo”, da Microsoft, feito em parceria com o pianista William Joseph:

Eu achei o vídeo com essa música que foi postada no canal do Devin Graham, que é o produtor de vários vídeos da Lindsey, melhor que o do canal dela, pois essa versão tem uma simulação de tiroteio que ficou muito boa, com direito à Lindsey com uma super metralhadora na mão detonando os inimigos: