Sobre o Método Suzuki

Vou falar aqui bem pouquinho do método que estamos apostando para iniciarmos o estudo do violino, o Suzuki.

National Suzuki Violin Concert

National Suzuki Violin Concert (Photo credit: usedcarspecialist)

Criado por Shinichi Suzuki (1898-1998) no Japão em 1945, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, se baseia no método de aprendizado da língua materna da criança. Suzuki acreditava que o talento não é inato, mas aprendido do meio onde a criança está inserida. Por isso, no aprendizado da música, busca-se criar um ambiente propício a este aprendizado, inclusive com a fundamental participação da família.

Há toda uma filosofia por trás do método, onde não só é buscado o aprendizado da música, mas também a formação de bons cidadãos. O método também recebe o nome de Talent Education e há até um centro de pesquisa dedicado a ele no Japão, o Talent Education Research Institute.

Existem Associações Suzuki que mantém o método atualizado, organizam encontros, credenciam professores, tanto a nível de país quanto de continente. Mundialmente, a International Suzuki Association coordena os trabalhos de manutenção do Método Suzuki.

Alguns professores pegam os livros do método e ensinam seguindo as partituras e os áudios que acompanham os livros, porém não seguindo a metodologia de ensino criada por Suzuki, o que faz com que não sejam verdadeiros “Professores Suzuki”. É importante pesquisar, inclusive junto às Associações nacionais e internacionais se o professor escolhido é credenciado para ensinar de acordo com o método.

Nossa família está “embarcando nessa aventura”, onde queremos não só que as meninas aprendam violino, mas nós pais queremos acompanhar este aprendizado, indo junto com elas e aprendendo também, desta forma apoiando elas e ajudando para que elas cheguem mais longe neste estudo. Quem sabe no futuro não podemos ter nosso próprio “quarteto de violinos”?

Referências adicionais:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s